Placeholder image
 

Cuidados com o Coração

As doenças cardiovasculares surgem por diversos fatores, como má alimentação e sedentarismo, também podem surgir como fato de complicações de outras doenças, como pressão alta e diabetes.

quinta-feira, 26 dez 2024, às 12:45

 

De acordo com pesquisas, a cada dois minutos uma pessoa morre no Brasil vítima de algum de problemas cardiovasculares.

As doenças cardiovasculares surgem por diversos fatores, como má alimentação e sedentarismo, também podem surgir como fato de complicações de outras doenças, como pressão alta e diabetes.
Porém, mesmo que você esteja ou não dentro destes fatores de risco para doenças cardiovasculares, é importante tomar alguns importantes cuidados com o coração, já que muitas pessoas relativamente saudáveis sofrem ataques cardíacos fulminantes, além de acidentes vascular cerebral.

Confira algumas dicas de cuidados com o coração que evitam a morte.

#1 – Pare de Fumar
O tabagismo aumenta a pressão arterial, fazendo com o que os vasos sanguíneos sejam lesionados e desta forma tornam um risco de infarto do miocárdio e AVC, sem contar do risco de câncer do pulmão.

#2 – Alimentação Saudável
Cuide da sua alimentação, faça refeições com menos gorduras saturadas, para que suas artérias não sofram com aterosclerose, outro fato que leva ao infarto e o AVC.

#3 – Emagreça ou Engorde
Tente ao máximo manter o seu peso ideal, se estiver com sobrepeso ou obesidade, ou mesmo abaixo do peso é importante mudar os seus hábitos alimentares.
O peso ideal ajuda a evitar diversas doenças, entre elas a pressão arterial.

#4 – Não Fique Parado
Sempre que puder faça algum tipo de exercício, se você não tempo ou ânimo para entrar na academia, pelo menos não fique sedentário, suba escadas, faça caminhadas, ande de bicicleta, faça tudo para exercitar os seus músculos, incluindo o coração.

Existem ainda outras dicas importantes, como evitar o consumo de álcool, evitar o estresse, beber muita água, dormir melhor, entre outros.
Se você seguir estas dicas, terá uma melhor qualidade de vida e ainda irá evitar ter futuros problemas cardiovasculares.