Cursos  
 

Sobre o curso

Os Guidelines publicados pela Infusion Nurse Society, Center for Disease Control e Anvisa recomendam a inserção do PICC como estratégia na prevenção das Infecções Primárias de Corrente Sanguínea (IPCS), nas terapias infusionais de longa permanência. Além da utilização da técnica de microintrodução guiada por ultrassonografia que possibilita o acesso à veias periféricas profundas, para a inserção do cateter no posicionamento ideal, reduzindo o risco de complicações mecânicas, aumentando a asserti

  • FORMATO

    Presencial

  • DATA

    11 e 12 de Abril/2025

  • LOCAL

    Auditório do Instituto Nacional de Cardiologia

  • CARGA HORÁRIA

    1º e 2º dias de aulas 100% presenciais, correspondendo a 20 horas, e 10 horas de ensino complementar no formato EAD.

  • PÚBLICO-ALVO

    Enfermeiros e Médicos.

Ementa

 

Curso para capacitação de enfermeiros e médicos em inserção de Cateter Central de Inserção Periférica (PICC). Com duração de 30 horas, 1º e 2º dias de aulas 100% presenciais, correspondendo a 20 horas, e 10 horas de ensino complementar no formato EAD com professores especializados na área.

Pré-requisitos

 
  • Diploma ou certificado de conclusão do curso de graduação em Enfermagem ou Medicina. Estar regularmente inscrito no Curso de Capacitação para Inserção de Cateter Central de Inserção Periférica: Módulos básico e avançado.

Bolsa

 

Será oferecida 01 (uma) gratuidade a cada 05 (cinco) inscritos pagantes. A Bolsa isenta o bolsista de pagar integralmente ou parcialmente o valor de mensalidade do presente programa o valor de mensalidade do presente programa.

NÚMERO DE ALUNOS PREVISTOS

Mínimo de 15 e máximo de 25 alunos

INSCRIÇÕES

Abertas!

AVALIAÇÃO

Será aplicado

CERTIFICADO

Sim

Investimento

R$ 600,00

Valor da inscrição

Corpo educacional

Alcemir Ávila Porto

Alcemir Ávila Porto

COORDENADOR DO CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSERÇÃO DE CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA (PICC)

Graduação em enfermagem pela UFF em 1999; Especialista em atendimento domiciliar e inserção de PICC no contexto de Home Care.

Schostilaine J. Castro da Motta

Schostilaine J. Castro da Motta

COORDENADORA DO CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSERÇÃO DE CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA (PICC)

Graduação em enfermagem pela UERJ em 2005; Mestre em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar pela UNIRIO em 2016; Especialista em Acessos Vasculares e Terapia Infusional; Enfermeira do Time de PICC INC desde 2015.

Márcia Maria da Costa Matos

Márcia Maria da Costa Matos

COORDENADORA DO CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSERÇÃO DE CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA (PICC)

Graduação em enfermagem pela UERJ em 2004; Mestre em Enfermagem pela UERJ em 2008; Especialista em Acessos Vasculares e Terapia Infusional; Coordenadora do Time de PICC INC desde 2014.

Turma limitada a 25 alunos

Referências

ANVISA. Intervenções e Medidas de Prevenção e Controle da Resistência Microbiana. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/rede_rm/cursos/rm_controle/opas_web/modulo5/pre_corrente2.htm

BRASIL, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. RDC Nº 36, de 25 de julho de 2013. Institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências. Brasília: Ministério da saúde, 2013.

BRASIL, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. RDC Nº 45, de 09 de agosto de 2012. Dispõe sobre a realização de estudos de estabilidade de insumos farmacêuticos ativos. Brasília: Ministério da saúde, 2012.

BRASIL, Ministério do trabalho e emprego. Portaria nº 485, de 11 de novembro de 2005. Aprova a norma regulamentadora nº 32 (Segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de saúde). Brasília: Ministério da Saúde, 2005.

CENTER FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Guidelines for the prevention of intravascular catheter-related infections. USA: 2011.

INFUSION NURSING SOCIETY. Infusion Therapy Standards of Practice. Norwood-USA: Journal of Infusion Nursing, v. 39, n. 1S, Supplement to Jan./Feb. 2021.

Materiais

Processo Anteriores